
IP de Jundiaí, aos 74 anos, graciosa e alegre
No último fim de semana (26 e 27 de julho de 2025) eu e Mirian visitamos a Igreja Presbiteriana de Jundiaí, SP, pastoreada pelo querido e mui nobre amigo, Rev. Wilson do Amaral Filho.
Uma experiência comum a pastores presbiterianos é receber convites para ministrar a Palavra em outras igrejas da denominação, especialmente por ocasião de seus aniversários, ou em acampamentos ou encontros de casais.
Foi o que aconteceu. Fui convidado para estar com os irmãos da I. P. de Jundiaí, na celebração de seus 74 anos de organização (a igreja foi organizada em 29 de julho de 1951).
Um pastor presbiteriano típico não diz “sim” a qualquer convite. Antes nós submetemos o convite não apenas a checagem de agenda, mas, sobretudo, a Deus, em oração. “Devo aceitar, Senhor?; o que o Senhor deseja que eu responda?” Somente depois solicitamos autorização ao Conselho da igreja local.
É isso mesmo, querido leitor. Pastores presbiterianos, calvinistas, reformados, contrários ao emocionalismo, são guiados por Deus. Subjetiva e eficazmente. Para seu espanto, caro leitor, pastores presbiterianos são guiados pelo Espírito Santo em suas decisões práticas.
Voltando ao ponto, às vezes retornamos de uma viagem de pregação sem muita coisa a dizer, cansados, mas certos de que cumprimos nossa missão (de pregar e ensinar a Palavra de Deus). Outras vezes retornamos entusiasmados pelo que vimos e vivenciamos. Aconteceu isso agora; eu e Mirian voltamos de Jundiaí alegres demais da conta pelo que encontramos lá; uma igreja nutrida pela sã doutrina, entusiasmada na prática da adoração, comunhão e serviço. Igreja hospitaleira. Irmãos de convívio fácil e agradável.
Fica aqui o registro de nossa gratidão ao Rev. Wilson do Amaral Filho e sua esposa Ester; ao Presb. Cláudio e sua esposa, Edlaine; ao irmão Ashbel e sua esposa Lilian e ao Marcos e sua esposa, Lídia. Além deles, aos diáconos Antonio, Adalberto e Ademir, e aos demais presbíteros e diáconos.
Que Deus os abençoe e recompense. Feliz aniversário! E que venham outros 74 anos como igreja fiel e pujante, para glória de Deus.