Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado permaneço atento
Na arquibancada pra a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa.
Cálice. Gilberto Gil e Chico Buarque.
Poucos dias antes das eleições, “atordoado permaneço atento”. O que emergirá da “lagoa”? Ao meditar na poesia de Gilberto Gil e Chico Buarque, lembrei-me de Apocalipse 13. Um monstro surge das águas, energizado pelo próprio “dragão”, o mesmo que, no capítulo anterior, grande e vermelho, “arrastava a terça parte das estrelas do céu” (Ap 12.4; 13.1-2). A imagem de João é pertinente por referir-se a um poder político: a besta arrogante recebe autoridade sobre as nações da terra (Ap 13.3-8). Sua índole é autoritária; os que não se submetem a ela são “vencidos” (Ap 13.7).
O Brasil está atordoado. Parece-me, no entanto, que não devidamente atento. As forças de oposição, as igrejas e outras instituições civis, talvez todos nós, precisemos abrir nossos olhos e ouvidos. O Congresso e o Senado estão a um passo de aprovar leis abertamente contrárias à Bíblia Sagrada. Ouvimos políticos afirmando que determinadas questões devem ser tratadas não no âmbito da Filosofia, da Religião ou da Moralidade, e sim, da saúde pública. Quando a Política assume uma Prática sem o norte da Ética, as águas começam a borbulhar…
Eu não quero que o Brasil siga mudando, pelo menos não nesta direção. É preciso que nossa nação caminhe sob Deus, nos termos de sua Palavra. O distanciamento das instruções divinas – instruções estas que se aplicam a todas as áreas da vida, inclusive à Política – nos colocam sob juízo divino.
Sou cristão, pastor presbiteriano e contrário à erotização infantil, ao aborto, à criminalização da homofobia, ao casamento homossexual, ao assassinato de crianças entre tribos indígenas brasileiras sob pretexto de autonomia cultural e à atual relação amistosa do Brasil com lideranças de países contrários à Democracia. Entendo que a atual Política conduz à cooptação das Instituições – a subserviência dos Poderes Legislativo e Judiciário ao Executivo.
A situação é grave ao ponto de termos de nos preparar para encarar o monstro que surgirá, voraz e impiedoso, a besta poderosa que, qual máquina desgovernada, destruirá tudo e todos os que se colocarem à sua frente. Mas não pensemos que tal monstro careça de norte. Ele é governado pelo “dragão”.
Sendo assim, quero distância do dragão vermelho e suas estrelas. Oro para que Deus nos socorra nesta hora difícil.
Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10).
Links recomendados:
Carta aos meus amigos, em resistência protestante: http://www.resistenciaprotestante.com.br/
Posicionamento do Pr. Paschoal Piragine Jr. sobre as eleições 2010:
http://www.youtube.com/watch?v=ILwU5GhY9MI&feature=email
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.