Atordoados e distraídos

— por

Esse silêncio todo me atordoa
Atordoado permaneço atento
Na arquibancada pra a qualquer momento
Ver emergir o monstro da lagoa.
Cálice. Gilberto Gil e Chico Buarque.

Poucos dias antes das eleições, “atordoado permaneço atento”. O que emergirá da “lagoa”? Ao meditar na poesia de Gilberto Gil e Chico Buarque, lembrei-me de Apocalipse 13. Um monstro surge das águas, energizado pelo próprio “dragão”, o mesmo que, no capítulo anterior, grande e vermelho, “arrastava a terça parte das estrelas do céu” (Ap 12.4; 13.1-2). A imagem de João é pertinente por referir-se a um poder político: a besta arrogante recebe autoridade sobre as nações da terra (Ap 13.3-8). Sua índole é autoritária; os que não se submetem a ela são “vencidos” (Ap 13.7).

O Brasil está atordoado. Parece-me, no entanto, que não devidamente atento. As forças de oposição, as igrejas e outras instituições civis, talvez todos nós, precisemos abrir nossos olhos e ouvidos. O Congresso e o Senado estão a um passo de aprovar leis abertamente contrárias à Bíblia Sagrada. Ouvimos políticos afirmando que determinadas questões devem ser tratadas não no âmbito da Filosofia, da Religião ou da Moralidade, e sim, da saúde pública. Quando a Política assume uma Prática sem o norte da Ética, as águas começam a borbulhar…

Eu não quero que o Brasil siga mudando, pelo menos não nesta direção. É preciso que nossa nação caminhe sob Deus, nos termos de sua Palavra. O distanciamento das instruções divinas – instruções estas que se aplicam a todas as áreas da vida, inclusive à Política – nos colocam sob juízo divino.

Sou cristão, pastor presbiteriano e contrário à erotização infantil, ao aborto, à criminalização da homofobia, ao casamento homossexual, ao assassinato de crianças entre tribos indígenas brasileiras sob pretexto de autonomia cultural e à atual relação amistosa do Brasil com lideranças de países contrários à Democracia. Entendo que a atual Política conduz à cooptação das Instituições – a subserviência dos Poderes Legislativo e Judiciário ao Executivo.

A situação é grave ao ponto de termos de nos preparar para encarar o monstro que surgirá, voraz e impiedoso, a besta poderosa que, qual máquina desgovernada, destruirá tudo e todos os que se colocarem à sua frente. Mas não pensemos que tal monstro careça de norte. Ele é governado pelo “dragão”.

Sendo assim, quero distância do dragão vermelho e suas estrelas. Oro para que Deus nos socorra nesta hora difícil.

Não temas as coisas que tens de sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes postos à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida (Ap 2.10).

Links recomendados:

Carta aos meus amigos, em resistência protestante: http://www.resistenciaprotestante.com.br/

Posicionamento do Pr. Paschoal Piragine Jr. sobre as eleições 2010:
http://www.youtube.com/watch?v=ILwU5GhY9MI&feature=email

Newsletter

Atualizações em seu e-mail.


Respostas

  1. Avatar de Ageu
    Ageu

    Caro Rev. Misael, parabéns pelo post. Os tempos estão ficando difíceis aqui no Brasil. Que Deus tenha misericórdia de nós. Abraço.

  2. Avatar de Rev. Anatote Lopes
    Rev. Anatote Lopes

    Já era tempo de ver irmãos e irmãs e àqueles de autoridade para se pronunciar com credibilidade, quebrar esse “silêncio todo” que me deixou “atordoado”, a “arquibancada” está ainda cheia de gente calada esperando para ver o que vai acontecer. No silêncio da cumplicidade. No silente consentimento sem sentimento da gravidade do pecado por omissão!

  3. Misael Nascimento: Somente Pela Graça » Blog Archive » Deus comanda o PT

    […] um post anterior, Atordoados e Distraídos, eu disse que “não quero que o Brasil siga mudando, pelo menos não nesta direção” e que […]

  4. Avatar de Amanda Kesia
    Amanda Kesia

    Isso tudo me preocupa muito e me “atormenta”. O que mais sinto é perceberva omissão de muitos cristãos.
    Permaneçam na graça e na Paz de Cristo amandos!

Deixe um comentário