Fui questionado sobre o uso da expressão “cristão viciados”, em um post anterior. Disseram-me que a ideia soa estranha, uma vez que, segundo a Bíblia, os viciados não entram no reino dos céus.
Concordo que “cristão viciado” soa tão estranho quanto “cristão amargurado” ou “cristão apático para a evangelização”. No entanto, essas realidades são possíveis. A equipe de tradutores da Bíblia Almeida Revista e Atualizada, ao separar o texto de Colossenses 3 em seções, intitulou os v. 5-11 de Os resultados dessa união [com Cristo]. Os vícios devem ser abandonados. Isso sugere que mesmo os regenerados precisam fazer morrer a “natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria” (Cl 3.5). Ou isso ou continuarão presos a malignas compulsões.
A linguagem bíblica é vigorosa e cheia de cor: “fazer morrer” e “despojar-se”. A libertação do pecado é iniciada na conversão e prossegue na santificação. De vez em quando, pela bondade do Senhor, pode ocorrer em saltos — um hábito pecaminoso é simplesmente retirado, simples assim. Na maioria dos casos, o cristão vai amadurecendo aos poucos, alterando padrões mentais (seu modo de pensar) e comportamentais (seu modo de agir), em resposta à aplicação da Escritura em seu coração, pelo Espírito.
Outros encontram maiores dificuldades em virtude de patologias reconhecidas pela Medicina. Clinicamente, um viciado é doente por toda a vida. Assim como alguém que possui diabetes ou gota ou epilepsia ou problemas graves de coluna, a chave encontra-se no cuidado diário, disciplinado. O alcoólatra — sim, o alcoólatra cristão! — jamais pode voltar a tomar uma “primeira” dose e, além dos exercícios espirituais, pode precisar reunir-se semanalmente com um grupo de apoio, do mesmo modo que os outros tipos de viciados.
Não há vergonha nisso; o constrangimento maior cabe aos que não se reconhecem enfermos e não procuram ajuda. Por isso afirmei que, em tais situações, é necessário auxílio pastoral e clínico.
Mas, o que dizer do texto bíblico que afirma que os viciados não entrarão no reino de Deus? Isso é assunto para um próximo post.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.