Folhas que “curam”

— por

Como dito no post anterior, o que chamamos de “vida cristã saudável” nada mais é do que uma boa rotina de utilização diária do medicamento sagrado, as folhas da árvore da vida mencionadas em Apocalipse 22.2:

No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos.

Nessa descrição da Nova Jerusalém, um rio brota do trono de Deus e se divide em dois braços, que correm paralelos à avenida principal da cidade (o texto grego traz plateia, traduzido por “praça” em várias versões). Apesar do versículo falar de uma “árvore da vida” (singular), não é impróprio enxergar aqui uma alusão a Ezequiel 47.12:

Junto ao rio, às ribanceiras, de um e de outro lado, nascerá toda sorte de árvore que dá fruto para se comer; não fenecerá a sua folha, nem faltará o seu fruto; nos seus meses, produzirá novos frutos, porque as suas águas saem do santuário; o seu fruto servirá de alimento, e a sua folha, de remédio.

O acesso a tal árvore inverte a restrição de Gênesis 3.22. Ali o homem foi separado da árvore da vida a fim de não se tornar um desobediente eterno. No Apocalipse ele desfruta de Deus, em estado de perfeição assegurado por restauração. Eu me junto aos que veem nessas folhas um apontamento para a existência bem-aventurada, suprida e completa. É a Bíblia dizendo que o novo céu e nova terra será daqueles que dependem de Deus.

Você já percebeu que o vocábulo “dependente” é também utilizado para referir-se a um viciado? Um vício é a busca de um centro fora de Deus, a opção — ou compulsão — por outra dependência. Os que foram alcançados por Cristo comem e bebem dele e assumem sua dependência das benditas folhas das árvores da vida. Não posso passar um dia sequer sem sorver goles restauradores do chá da “Raiz de Jessé” (Rm 15.12).

Um amigo me ensinou um jeito novo de preparar chá Mate. Precisamos de boas dicas para desfrutar das coisas excelentes. No próximo post, que conclui estas meditações sobre o cristão e o vício, falarei sobre como utilizar as folhas da árvore da vida a fim de nos mantermos saudáveis e libertos.

,

Newsletter

Atualizações em seu e-mail.


Respostas

  1. A dinâmica dos vícios – Misael Batista do Nascimento

    […] Há passos simples para que “experimentemos” a vontade de Deus. Podemos, por meio de Cristo, caminhar com liberdade e dignidade. O que chamamos de “vida cristã saudável”, nada mais é do que uma boa rotina de utilização diária do medicamento sagrado, as folhas da árvore da vida que “são para a cura dos povos” (Ap 22.2). Abordo essa questão no próximo post. […]

  2. Posologia do evangelho – Misael Batista do Nascimento

    […] de falar sobre as folhas da árvore da vida, vinculando-as ao Redentor, tratarei da dose indicada de administração desse bendito remédio. Se […]

Deixe um comentário