Precisamos de amigos
Não fomos criados para a vida solitária: “não é bom que o homem esteja só”, já declarou o Criador em Gênesis 2.18. O texto fala da criação de Eva, mas tem aplicação universal. Na verdade, todos precisamos de companheirismo, mesmo aqueles que optam pela vida solteira. Fomos projetados para relacionamentos, para o desfrute de amizades verdadeiras e profundas.
Willy, Paulo e João: Novos amigos de Rio Preto.
Alguns de nós têm dificuldades nessa área. Lembro de minha timidez na pré-adolescência. Eu literalmente tinha pavor das pessoas. Temia falar, expressar minhas ideias livremente, enfim, me expor. Desde muito cedo assumi um jeitão meio brincalhão, o piadista da turma. Na escola, conquistava os colegas fazendo desenhos e gracejos. Mas, na verdade, eu não era nada daquilo que demonstrava diante dos outros. Tinha meus momentos de extrema angústia existencial e insegurança emocional. Mas escondia isso, para conseguir popularidade entre os colegas.
E não apenas isso. Eu queria mesmo era me esconder. Usava uma bela máscara, com o objetivo de não desenvolver amizades profundas — não queria que me conhecessem, ou pelo menos pensava que as pessoas não gostariam de mim quando me vissem como eu era de fato. Com o passar do tempo, o Senhor me concedeu a fé para a salvação, e direcionou-me para relacionamentos. Descobri então o valor de uma amizade verdadeira. Conheci a Mirian — grande e eterna amiga — depois, vieram as filhas, e os irmãos na fé.
Então passei a entender que tudo aquilo que a Escritura exige de nós, em termos de santificação, cura interior, crescimento na fé, maturidade e frutificação, acontece nos relacionamentos. Segundo o Novo Testamento, não há desenvolvimento espiritual isolado, sem a imersão na vida uns dos outros:
Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros (Filipenses 2.4).
Sou desafiado, a cada dia, a retomar relações, fortalecer as existentes e estabelecer novas, não apenas por causa de meu trabalho cotidiano, para em decorrência de minha humanidade e, especialmente, de minha humanidade cristã. Convido você a buscar amizades verdadeiras e gratificantes. É necessário deixar o isolamento e construir pontes relacionais.
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.