Silêncio

— por

A vida seria insuportável sem o silêncio. O coração tumultuado precisa experimentar a tranquilidade proveniente da ausência de perturbações. Esse estado de pleno descanso é a base para diversos benefícios espirituais, afetivos e físicos.

Vivemos numa cultura de consumo, sendo escravos do tempo e presas da ansiedade. Não raro eu me descubro, em determinados instantes, lidando com dezenas de pensamentos simultâneos. O cérebro em atividade frenética, processando imagens e dados, tecendo análises, alinhavando argumentos e adiantando projetos. O coração a mil: correria; confusão; ausência de silêncio.

Isso me faz concluir que o silêncio não é apenas físico. Eu posso estar em plena tormenta, esmagado pelo tumulto, mesmo quando meus ouvidos não estão sendo incomodados com uma quantidade exagerada de decibéis. Existe um silêncio emocional e espiritual, que eu preciso aprender a cultivar: “O SENHOR, porém, está no seu santo templo; cale-se diante dele toda a terra” (Habacuque 2.20).

O silêncio nos cultos, no templo físico, é um fenômeno cada vez mais raro. Silenciar é chato, produz uma certa agonia; aquela “coceirinha” na ponta do dedão do pé que me faz remexer os sapatos na hora da oração silenciosa prolongada. “Gostosos” são o barulho e ritmo (e quanto mais melhor), pois estes reproduzem melhor o estado ansioso dos corações não tratados pela graça.

O silêncio no templo espiritual, que é o nosso coração, carece de ser incentivado. Existe uma pedagogia da vontade em guardá-lo. Se você acha que é simples, tente por uma semana. Sozinho, busque silenciar todas as vozes e eliminar todas as inquietações. É fácil?

Lembro-me das profundas palavras do salmista: “Senhor, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no Senhor, desde agora e para sempre” (Salmo 131).

Silêncio, então, tem a ver com fé; com o acesso que temos a uma bênção desconhecida pela maioria das pessoas. Quando nos apropriamos disso, aproximamo-nos do desfrute da promessa do Senhor Jesus: “Deixo-vos a paz” (João 14.27).

Newsletter

Atualizações em seu e-mail.


Respostas

  1. Avatar de Renato Ribeiro
    Renato Ribeiro

    Ótimo texto, pastor!
    Faz-me refletir em muitos aspectos da minha intimidade com nosso Deus.
    Obrigado!

  2. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Silêncio! Sim, eu também sinto falta do silêncio nos dias de hoje, e escrevi um post somente sobre isso, com uma reflexão bem parecida (mas menos bem escrita) que a sua:

    http://nerd-protestante.blogspot.com/2009/09/morte-do-silencio.html

    Destaque para um trecho que escrevi:

    […] ninguém mais parece conseguir ficar quieto, simplesmente pensando na vida, meditando, descansando a visão e os ouvidos. Sempre tem que ter algum barulho, a TV e o MP3-player sempre tem que estarem ligados, e ultimamente isto tem sido forçado inclusive para aqueles que não quiserem ouvir. Deve ser por isso que muitos crentes encontram dificuldades em fazer períodos de oração hoje em dia: não que orar seja difícil em si, mas porque isso envolve parar e ficar em silêncio consigo mesmos, coisas que estamos deixando gradativamente de fazer.

    God bless.

  3. Avatar de Misael
    Misael

    Prezados Renato e Cristiano; que bom que o texto foi-lhe útil. Quanto ao seu texto Cristiano, gostei muito. O que acha de trocarmos links? Eu incluo seu blog em minha lista e você vice-versa.

  4. Avatar de Michele
    Michele

    Oi Rev Misael;

    O silêncio é algo urgente em nossas vidas!!!

    Como é maravilhoso qdo estamos em uma fazenda ou sozinhos em casa e podemos desfrutar do silêncio e de mais comunhão com Deus.

    A paz esteja com todos.

    P.S: O Thiago criou um blog da uma olhada: http://dalucemdomine.wordpress.com/

  5. Avatar de Manassés
    Manassés

    Ironicamente, ate a música precisa de silêncio. Toda música é composta por intervalos de silêncio e som….

    []´s

    Mana

  6. Avatar de Cristiano
    Cristiano

    Olá Rev.,

    O seu blog já se encontra em minha lista há tempos. Quanto ao sr. incluir o meu, por mim tudo bem, se o sr. achar mesmo apropriado.

    Abraços.

  7. Avatar de Misael
    Misael

    Já adicionei os links para os blogs Nerd Protestante e Da Lucem Domine. Visitei, li os posts e gostei muito.

Deixe um comentário