Liderança, fé, saúde e crescimento

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Participei recentemente de uma reunião em que foram levantados problemas de igrejas e federações presbiteriais. Ações importantes não tinham sido realizadas por algumas sociedades internas, secretarias de causas e diretorias federativas. A maior parte da manhã foi ocupada com a tentativa de descobrir as causas ou culpados pelo ocorrido. Além disso, foram propostas soluções para cada dificuldade.

A intenção dos participantes era una: glorificar a Deus colaborando com o aperfeiçoamento do desempenho eclesiástico. O modo de tratamento do assunto, porém, revelou a existência de três paradigmas preocupantes.

Misticismo, burocracia e clericalismo

Diante das falhas ou inoperância da igreja, responde-se errônea, ainda que apaixonadamente, com misticismo, burocracia ou clericalismo.

O paradigma místico

É inútil tentar combater a inoperância departamental com mais burocracia (…). O paradigma burocrático falha em perceber que os trabalhos nos departamentos das igrejas são realizados por pessoas.

Os místicos têm a compreensão apurada de que Deus é o dono da igreja. Esta precisa aprender a depender do Espírito Santo e a caminhar segundo a direção e no poder do Todo-Poderoso. Nessa perspectiva, o corpo de Cristo precisa ser orante – uma geração que busca ao Senhor. Os místicos nos alertam para a verdade de que o Cristianismo não é apenas um conjunto de dogmas ou uma confissão teórica; o evangelho não é mero discurso erudito, mas “poder de Deus” e “demonstração do Espírito e de poder” (Rm 1.17; 1Co 2.4-5). Quando nos esquecemos disso, a fé torna-se mero exercício teórico, árido, destituído de vida.

O problema com o paradigma místico é seu simplismo e inconsistência doutrinária. Propõe-se, por exemplo, que a chave para o crescimento passa pelas vias do jejum, oração e manifestações contemporâneas de curas e sinais. É difícil, porém, comprovar que a existência de tais manifestações contribua, significativamente, para o desenvolvimento saudável da igreja. Israel no Antigo Testamento e a igreja de Corinto nos tempos apostólicos são exemplos bíblicos de que a experiência de milagres maravilhosos não corresponde, necessariamente, a um verdadeiro amadurecimento e consagração do povo de Deus.

É preciso reter o que o misticismo tem de bom: sua ênfase na vida devocional profunda e sua abertura à direção diária do Espírito Santo. Isso, porém, sempre sob o signo do Sola Scriptura, resguardando-se a consonância com os símbolos de fé reformados e compreendendo-se que, com relação à saúde da igreja, a busca de Deus, fundamental, opera em conjunto com outros fatores também bíblicos e importantes.

O paradigma burocrático

Utilizo o termo burocracia em seu sentido lato, proposto por Max Weber, sem qualquer conotação pejorativa. Burocracia é o sistema administrativo em que a organização é articulada em buros, ou seja, departamentos e a autoridade decorre não do carisma, mas do cargo ocupado pela pessoa.

Nesses termos, igrejas de qualquer confissão ou sistema de governo, até aquelas ditas “nascidas e impelidas somente pelo Espírito” são burocráticas: o ministério é realizado de acordo com algum tipo de divisão de tarefas e cargos.

A burocracia preconiza a eficiência, o modo certo de fazer as coisas segundo um regulamento assumido pela organização. A regulamentação é necessária; todas as igrejas, com o passar do tempo, desenvolvem sistemas reguladores para encaminhamento de seus processos de gestão. O contraponto disso é o perigo do apego excessivo aos rigores institucionais: em defesa da eficiência, perde-se eficácia, que é a capacidade de fazer as coisas de forma mais simples, prática e produtiva.

É inútil tentar combater a inoperância departamental com mais burocracia — entenda-se regulamentação. Isso significa que treinar os membros das igrejas nas regras burocráticas denominacionais é útil até certo ponto, mas o paradigma burocrático falha em perceber que os trabalhos nos departamentos das igrejas são realizados por pessoas. Seres humanos servem voluntariamente quando são devidamente motivados e até hoje jamais conheci alguém que tenha sido despertado para o ministério através de um novo regimento interno ou sanção estatutária.

O paradigma clerical

Se isso é assim a igreja vai mal porque seus líderes deixaram de crer; tornaram-se especialistas em relatar desgraças ao invés de enxergarem, nos detalhes da vida eclesiástica, as delicadas e nem por isso menos poderosas nuances da graça.

O paradigma clerical é a focalização dos refletores eclesiásticos no pastor. Afirma-se que a solução dos problemas do ministério está na maior participação direta dos pastores nas atividades das sociedades. Os departamentos funcionam na medida em que os pastores envolvem-se pessoalmente em seus eventos. Como os trabalhos federativos poderiam funcionar se, no último jantar promovido por uma das federações, alguns pastores estavam ausentes? Como a máquina eclesiástica pode movimentar-se sem o impulso primordial do líder pastoral?

Esse ponto de vista chama a atenção para um fato inegável: há pastores relaxadas no cumprimento da atribuição de supervisionar o rebanho. Pastores são bispos, ou seja, supervisores. Precisam acompanhar a vida da igreja, tanto espiritual quanto no que diz respeito ao cumprimento da missão. Isso implica em saber como cada ministério ou departamento está trabalhando, em detectar pontos falhos e corrigi-los, em capacitar os santos para o serviço e em tomar providências para o aperfeiçoamento de todos os processos administrativos, institucionais e espirituais locais e conciliares. Nada menos do que isso é suficiente. Sem pastoreio amoroso, o povo se espalha e o serviço cristão definha (Ez 38.1-6; At 20.28-31; Ef 4.11-16).

O clericalismo, porém, carrega nas tintas ao atribuir aos pastores mais do que é devido. Igrejas exageradamente dependentes de seus pastores mantém-se imaturas. Pastores auxiliam os crentes e serem o que devem ser e a servirem como devem servir, como membros de um “corpo”. São ministros da Palavra, da oração e dos sacramentos, professores da Escritura e mentores espirituais que servem ao mesmo tempo em que dependem da atuação de cada cristão, em seu lugar devido, dentro do organismo eclesial. A igreja é um sistema interdependente, um corpo que, estando saudável, trabalha conjuntamente, segundo a “justa cooperação de cada parte” (1Co 12.12-27; Ef 4.16).

Isso é assim porque todos os cristãos são sacerdotes, cada discípulo recebeu um ou mais dons espirituais para a adoração de Deus no cumprimento dos mandados da criação (Rm 12.1-8; 1Co 12.4-11; 1Pe 2.9; Ap 1.5-6).

É pueril atribuir aos pastores, isoladamente, a culpa das mazelas denominacionais. Parece-me muito mais grave a ausência de uma perspectiva mais bíblica da igreja e da liderança. Observe-se, no entanto, que cabe a nós, pastores, compreender a doutrina da Escritura sobre o assunto e, em seguida, ensinar ao povo. Seremos melhores pastores na medida em que a igreja depender menos de nós e souber andar por suas próprias pernas. O zelo pastoral deve ser medido não pela participação do ministro em todas as atividades societárias (o que é humanamente impossível), mas em sua dedicação ao treinamento dos santos para o serviço.

Precisa-se de líderes de fé

Outro detalhe a considerar é a necessidade de líderes de fé. Tenho me reunido com lideranças de diversas denominações ao longo desses anos e percebo que igrejas saudáveis são conduzidas por líderes que crêem na bênção de Deus sobre o trabalho (Sl 90.16-17, 126.5-6; Rm 15.29; 1Co 3.6-9). Por outro lado, igrejas não avançam sob líderes negativistas. Não estou me referindo a otimismo infantil ou desmiolado, mas à segurança decorrente das promessas de Deus relacionada ao reino e ao poder das “chaves” (Mt 16.18-19). Somos a igreja de Cristo, a assembléia dos que, mesmo cercados por adversidades, são “mais que vencedores” (Rm 8.37-39).

Aqui questiono a tônica pessimista de algumas reuniões de lideranças. Os problemas são listados, relatórios desanimadores são lidos e começam os discursos destacando o quão desastrosa está a situação da igreja. Termina-se em tom desalentado, os líderes atualizam o repertório de piadas religiosas enquanto tomam um lanche, despedem-se uns dos outros e retornam às comunidades locais murchos ao invés de motivados, arrotando desânimo ao invés de destilando fervor.

Se isso é assim a igreja vai mal porque seus líderes deixaram de crer; tornaram-se especialistas em relatar desgraças ao invés de enxergarem, nos detalhes da vida eclesiástica, as delicadas e nem por isso menos poderosas nuances da graça. Alguém creu em Cristo como Senhor e Redentor? Alguém tem orado? Há serviço voluntário? O grupo tem permanecido unido? Há doutrinação sólida — e esta tem sido absorvida a contento pela congregação? A Palavra tem sido pregada e os sacramentos recebidos com fé? Há quem se disponha para adorar ao Senhor? Há quem compartilhe com outros o evangelho? Há, porventura, enfermos que, a despeito de suas mazelas, continuam amando e crendo em Deus? Não seria isso milagre? Não seriam essas coisas sinais do Espírito Santo? Não seria a mera existência e subsistência da igreja motivo suficiente para prosseguirmos crendo, amando e adorando?

Sim, sem dúvida existem — e sempre existirão — problemas. A cada semestre serão verificadas áreas da vida eclesiástica que exigirão intervenções e ajustes. Isso não é o fim, mas a evidência de que a igreja é um organismo vivo e não há organismo que permaneça plenamente saudável, todos os segundos, minutos, horas, dias e semanas de um ano. Isso nos motiva a buscarmos a Deus em completa dependência (misticismo bíblico), a aperfeiçoarmos os processos administrativos (burocracia equilibrada) e a refinarmos o pastoreio dentro do contexto do sacerdócio universal dos santos (ministério pastoral eficaz).

Prioridades do líder fiel

Entendo que o maior desafio para o líder é caminhar diariamente com Deus, em fidelidade (Gn 17.1; 1Co 4.1-2). Ademais, essa caminhada é pontuada pela crença na providência, que produz uma suave convicção de que Deus é o proprietário e condutor da igreja. Sem isso não há possibilidade de sanidade ministerial. A partir de então é pertinente focalizar a atenção em algumas prioridades.

  • Trabalhar a fim de manter uma medida mínima de saúde da igreja. Como afirmei alhures, não há — nesta terra, antes da glorificação — igreja cem por cento saudável. Uma pessoa é considerada saudável quando consegue lidar com as rotinas e responsabilidades da vida, a despeito de enfermidades periódicas. Líderes fiéis precisam zelar para manter a igreja adorando, evangelizando, discipulando, amando e servindo. Isso é feito quando os cristãos são ajudados a compreender e desfrutar dos recursos do evangelho. Tal tarefa envolve ainda a proteção do rebanho dos falsos ensinos e práticas.
  • Tornar os crentes frutíferos. Os cristãos que conhecem e experimentam o evangelho são chamados a engajar-se nas tarefas do reino. Líderes fiéis interagem com os crentes ao ponto de deixá-los prontos para o serviço que precede o crescimento (Jo 15.16). Biblicamente, o crescimento natural da igreja resulta de boa doutrinação, pastoreio amoroso, vivência fraterna e trabalho voluntário alegre (Sl 100.1-2; Ef 4.11-16).
  • Liderar e liberar. Na igreja Deus é o centro; não o pastor. Todos — inclusive os pastores — são servos guiados pelo Espírito ao e pelo evangelho. Um bom líder revela-se após sua morte ou saída do campo. Ele preparou outros líderes? Enquanto ele liderou ele liberou a igreja para trabalhar? Liderar não é simplesmente mandar. Biblicamente, liderar é:
    • capacitar;
    • liberar os discípulos para que estes trabalhem;
    • supervisionar os resultados e refinar o ensino motivador (Lc 10.1-20). Líderes lideram ao mesmo tempo em que liberam.

Conclusão

Este artigo não propõe nenhuma mágica para a resolução dos problemas eclesiásticos. Estou convencido, no entanto, de que as questões sem solução da igreja não são resolvidas pelas propostas mística, burocrática ou clerical. Sugiro que a necessidade crônica de muitas igrejas é uma visão e prática corretas do que seja a igreja, o serviço do reino e a liderança cristã.

Parece ser esse o ideal da Escritura: Líderes de fé, corretamente imbuídos de convicções verdadeiramente bíblicas, eficazes na nutrição, cuidado e capacitação do rebanho de Deus; igrejas saudáveis que servem ao Senhor com alegria e “efetuam o seu próprio aumento, em amor”.

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