O que é um santo

— por

O que é um santo? Esta pergunta pode ser respondida de várias maneiras, dependendo da base religiosa de quem responde. Uns entendem que santo é aquele que ultrapassa os limites da humanidade, alcançando um nível de relacionamento com Deus mais profundo do que os crentes comuns. Tais pessoas recebem uma “graça especial” e se tornam até milagreiros (em certos casos). Por isso são “canonizados” e tornados objetos de veneração. Perfeitos. Ideais. Distantes dos padrões humanos comuns. Mediadores e dignos de adoração (na prática não há diferença entre venerar uma imagem e adorá-la — Êx 20.3-4).

Os evangélicos também possuem o seu modo de “canonização”. Para nós, santo é aquele que é completamente diferente dos demais. Não sabe mais dizer um sincero “oi, como vai?”. Para ele só vale algo como “saúdo-te com a amantíssima paz do Senhor”. Santo é quem não mostra as canelas e não deixa crescer a barba. Na mulher, a santidade é medida pelo comprimento dos cabelos das axilas, ou modelo da saia ou adereços permitidos. Santo é quem só ouve música gospel, enxerga o diabo em tudo (nos logotipos dos refrigerantes, nos personagens de desenhos animados e nas revistas em quadrinhos) e se afasta radicalmente de qualquer hábito ou entretenimento sugerido ou oferecido pela cultura (quanto mais alienado da cultura, mais admirado). Tais indivíduos são referências de vida com Deus.

O problema aqui é que caímos na dificuldade do santo que é mais do que humano. A santidade é considerada como algo que exige um comportamento tão acima do normal, que poucos a alcançam.

Por isso é que sou cada vez mais apegado ao evangelho da Bíblia. Jesus Cristo não nos separa da vida real. Pelo contrário, ele nos ensina a enxergar Deus como Senhor da vida, e o ser humano como agraciado pelo Altíssimo. Por meio de Cristo, podemos desfrutar da existência de forma equilibrada e satisfatória. Ele nos mostra que santidade não é sinônimo de regras legalistas. Santidade é a confirmação de um decreto de Deus Pai, que nos redime pela obra de Deus Filho, e nos transforma de dentro para fora, pela obra de Deus o Espírito Santo.

Será que confundi mais do que esclareci? No próximo post eu explicarei mais sobre isso.

,

Newsletter

Atualizações em seu e-mail.


Deixe um comentário